Empreender com Sucesso: 20 Verdades que Você Precisa Saber

Tempo de leitura: 11 minutos

Sou um entusiasta do empreendedorismo. Eu realmente acredito que somos nós empreendedores que vamos mudar o Brasil, apesar de todos os desafios. Mas pra isso precisamos amadurecer bastante a forma de empreender.

Considerando o movimento da Semana Global do Empreendedorismo, gravei este vídeo super especial pro canal do Inspiramentos no YouTube contando 20 Verdades sobre Empreender, baseado na minha própria experiência errante e convivência com outros colegas empreendedores e super-heróis (da Marvel e DC).

Amigo empreendedor velho de casa, pode até parecer que determinados problemas só acontecem contigo, mas você vai ver aqui embaixo que não é bem assim. Força!

Amigo empreendedor novato, a rotina é realmente dura, então prepare-se bem. Força(2)!

Eis aqui as 20 Verdades sobre Empreender que você precisa saber pra ser bem sucedido

1. Conhecimento é fundamental

Empreender Conhecimento

Você precisa se tornar um profundo conhecedor do seu mercado, etapas e processos pra reduzir custos, não inventar moda desnecessária e gerar valor, campeão.

Lembre-se que quem paga a conta são os clientes; são eles que precisam perceber valor. Logo, confie na palavra de quem vai pagar a conta do jantar, não da sua mãe que diz que você é um excelente cozinheiro.

Por isso é importante antes de iniciar qualquer negócio, antes de executar uma ideia, validar, saber onde se está pisando (a não ser que você queira arriscar perder tempo e dinheiro, mas acho que você não quer).

Antes de querer reinventar a roda, faça uma pesquisa pesada sobre seu mercado (a internet tá aí pra isso). Pra inovar você precisa fazer algo diferente e melhor do que o que já existe. E nem sempre você precisa criar algo novo, pode fazer algo já existente, porém de forma muito bem estruturada.

2. É necessário desenvolver Habilidades Humanas

Empreender Habilidades Humanas

É importante saber que você é um líder e gerenciará pessoas. Se nunca contratou, nunca despediu alguém, nunca cobrou ou teve que ser duro, seja bem-vindo ao clube.

A comunicação será uma das suas maiores armas, portanto aprenda a desenvolvê-la. Costumo dizer que aquele que domina a arte da comunicação é capaz de vencer batalhas (ou iniciar guerras) somente manipulando bem as palavras.

Aprenda a falar em público, escrever bem, negociar. É importante saber que você está negociando em todos os momentos do seu dia, e que negociação não é somente sobre dinheiro.

– Mãe, posso ir na festa com a galera?
– Me convença…

Você precisará defender a sua visão, porque você tem um sonho pra vender.

3. E Habilidades Técnicas também

Empreender Habilidades Técnicas

Vendas: Empreender é vender, e venda profissional não é papinho de malandro, jeitinho, vender “até avião caindo”. Venda é técnica, é ciência, e você precisa desenvolver isso; tanto a parte dos processos quanto as habilidades de comunicação e linguagem corporal.

Finanças: Aprenda o básico sobre tributação, investimentos, empréstimos. Toda empresa precisa de recursos financeiros algum dia. Prepare o terreno e levante as melhores opções enquanto está no azul (do tipo, já negociar com o banco agora mesmo – mesmo não precisando – as melhores opções de crédito, taxas etc).

Direito: Conhecer o básico sobre direito te livrará de algumas enrascadas. Você não precisa ser um especialista, mas pode usar a legislação a seu favor. Trabalhista? Tributária? Sociedade Anônima e LTDA? Lei do Incentivo à Cultura? Assuntos pra você ler sobre.

Contabilidade: Muito provavelmente você vai terceirizar este serviço, mas conhecer o básico pode te ajudar a evitar alguns desgastes até mesmo com seu contador, que pode deixar de pagar alguma taxa importante (acredite, você não deve subestimar ninguém).

Tecnologia: A tecnologia otimiza processos, é um fato. Abrir a mente e levantar possibilidades pode te ajudar a reduzir custos, e aprender sobre a manutenção dos equipamentos pode te evitar alguns transtornos. Não seja um analfabeto (pra não dizer ignorante) digital, por favor. Tudo que vem pra somar tem valor, não olhe somente o preço.

Informática básica: Excel, Word, PowerPoint, Internet serão grandes aliados, você precisará fazer amizade com eles. Algumas empresas em estágio inicial rodam 100% em Excel.

4. Seu Objetivo precisa estar claro

Empreender Objetivo

– “Aonde fica a saída?”, Perguntou Alice ao gato que ria
– ”Depende”, respondeu o gato
– ”De quê?”, replicou Alice
– ”Depende para onde você quer ir…”

Tenha seu objetivo claro, saiba onde quer chegar. “Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.”, disse o gato à Alice.

Comece pequeno, mas sonhe grande (afinal, dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno).

5. Vai precisar de muita Determinação

Empreender Determinação

Será necessária muita determinação pra trabalhar pesado. Não existem atalhos e a rotina é dura (mesmo). Sabe aquela história de sucesso da noite pro dia? Esqueça! É um favor que você faz a si mesmo, não se iluda.

6. Ter um Propósito

Empreender Propósito

“O que você faz?” e “Como você faz?” são importantes, mas é o “Por quê você faz?” o responsável pela sua sobrevivência. É fundamental estar conectado com o que se propõe a fazer, estar em sintonia; quase tudo dá dinheiro nessa vida (inclusive vender água).

Queira resolver um problema real, queira trabalhar duro antes de colher os frutos. Essa precisa ser a sua motivação.

7. Vai ter que dizer NÃO algumas vezes

Empreender Dizer Não

Você precisará abrir mão de certas coisas na sua vida pessoal e fazer outras que a maioria das pessoas geralmente não faz. Ninguém fica milionário trabalhando apenas em horário comercial, acostume-se.

Se projete em pessoas que possuem hábitos vencedores e que estão na posição que você almeja. Caso a maioria das pessoas do seu círculo social não possuam esses mesmos hábitos vencedores, bem, você já sabe…

8. Aprender a lidar com as Críticas

Empreender Críticas

Seus amigos e sua família vão te criticar em alguns momentos, vão te chamar de louco (aconteceu comigo e vai acontecer contigo, pode crer). Você precisará aprender a lidar com essas críticas e seguir seu instinto empreendedor.

Se tiver que desistir, desista por você, por seus embasamentos e convicções, não pelos outros.

9. Mudar sua visão sobre o Dinheiro

Empreender Dinheiro

Dinheiro é importante, SIM, pois você é um capitalista. Dinheiro significa liberdade, conforto, poder pra realizar seus sonhos (até mesmo de filantropia).

Se você é do tipo que acredita que dinheiro é sujo, não traz felicidade e toda aquela ladainha que te fizeram acreditar desde a infância, das duas uma: OU você aprende a reprogramar sua visão sobre o dinheiro OU você sai desse site agora e vaza lá pro Facebook. Sério, eu não quero você aqui com um pensamento tão medíocre.

Empreender é um investimento de alto risco, mas com grandes possibilidades de retorno financeiro. E quanto maior o risco, maior a possibilidade de ganhos (vale pra qualquer investimento financeiro).

10. Otimizar seu Desempenho

Empreender Desempenho

Aprenda a fazer mais com menos. Algumas vezes seu fluxo de caixa estará apertado e você precisará ser proativo pra exercer funções que não são, teoricamente, suas. Mas não seja orgulhoso.

De fato precisamos aprender a delegar, afinal, a hora do dono é a hora mais cara da empresa (e lembre-se disso na hora de perder seu tempo levando carro em mecânico). Mas também terão os momentos de colocar em prática as habilidades lá do Item 3.

Não existe outro caminho: na vida, ou você aprende a fazer ou paga alguém pra fazer.

Foco, impacto e criatividade

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber <strong>grátis</strong> as atualizações do blog!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!

11. Construir um Diferencial

Empreender Diferencial

Você precisará de um diferencial competitivo, algo que faça seu negócio ser único e se destacar da concorrência. Um processo? Um produto? A forma como você se apresenta e se porta? Reflita.

12. Se tornar um Realizador

Empreender Realização

Existe uma fórmula mágica para o sucesso que se chama fazer as coisas.

Você aprenderá que o valor real está na execução de uma ideia, e não na ideia em si. O mundo já está cheio de boas ideias, e muito raramente somente o papel tem valor real.

13. Administrar bem os Investimentos

Empreender Investimentos

Talvez a duras penas, perceberá que receber um investimento não é bagunça. Quem investe dinheiro espera retorno sobre ele, e enquanto você for capaz de provar resultados (ou minimizar os riscos), você tem um negócio.

Funciona tanto pra receber grana de fora (investimento anjo, fundos etc.) quando pra um cliente que investe dinheiro nos serviços da sua empresa.

O dinheiro de um investidor vem pra alavancar os negócios, e jamais deve ser visto como ponto máximo de sucesso. A empresa não atinge a perfeição (zera a vida) só por receber um investimento.

14. Virar best friend da sua Automotivação

Empreender Automotivação

Automotivação é essencial. Existem altos e baixos, e você vai falhar; é fato que vai. Mas falhar rápido, aprender com os erros, se reerguer e tentar de novo é o caminho dos campeões. Seja positivo!

Outro ponto importante é cuidar muito bem da sua saúde como um todo. Criar uma rotina de boa alimentação, exercícios frequentes, meditação, consumos saudáveis e sustentáveis. Qualquer desequilíbrio pode te custar caro (em todos os aspecto$$), e você precisa estar pleno pra vencer.

15. Foco!

Empreender Foco

O foco tem que reinar. Outras pessoas te convidarão pra viver outros projetos, outros sonhos, mas você precisará aprender a dizer não. Lembre-se que pra viver outros sonhos você precisa abrir mão dos seus. E aê, balança?

16. Evitar Comparações

Empreendedorismo Comparação

Pra evitar frustrações desnecessárias, terá que aprender a não se iludir com o sucesso dos outros. Aquelas lindas histórias de sucesso que você vê na mídia são recheadas de floreios, dificuldades e muito suor envolvido. Conheça os bastidores pra tirar conclusões sensatas.

17. Buscar Inspiração

Empreender Inspiração

Fui passear com as árvores e o resultado é que fiquei mais alto.

Se cercar de gente grande e ouvir bons conselhos. Pra vencer, você terá que priorizar estar em um ambiente aonde as pessoas sejam melhores do que você e compartilhem os mesmos valores. Se nivele por cima, pois tubarão nada com tubarão.

18. Seguir seus Instintos

Empreender Instintos

Você terá que seguir seus instintos e algumas vezes tomar decisões importantes baseadas no seu feeling, ainda que sua opinião contraste com a de pessoas relevantes. O nome disso é solidão do comando.

19. Ajudar outras pessoas

Empreender Gentileza

Aprenderá que ninguém fica bem sucedido sem antes ajudar outras pessoas: a serem mais ricas, a serem mais inteligentes, a serem mais capazes. É uma relação de trocas, engrandecimento.

20. Estar recheado de Atitude

Empreender Atitude

Empreender é um estilo de vida, e dificilmente você vai querer fazer outra coisa na vida. Atitude e proatividade devem caminhar ao seu lado na busca pelos seus sonhos.

E saiba que você também pode empreender dentro da empresa de alguém (o nome disso é intraempreendedorismo). O importante mesmo é querer (muito) fazer a diferença.


Recapitulando aqui as 20 Verdades sobre Empreender (com sucesso) pra você não esquecer jamais:

  1. Conhecimento é fundamental
  2. É necessário desenvolver Habilidades Humanas
  3. E Habilidades Técnicas também
  4. Seu Objetivo precisa estar claro
  5. Vai precisar de muita Determinação
  6. Ter um Propósito
  7. Vai ter que dizer NÃO algumas vezes
  8. Aprender a lidar com as Críticas
  9. Mudar sua visão sobre o Dinheiro
  10. Otimizar seu Desempenho
  11. Construir um Diferencial
  12. Se tornar um Realizador
  13. Administrar bem os Investimentos
  14. Virar best friend da sua Automotivação
  15. Foco!
  16. Evitar Comparações
  17. Buscar Inspiração
  18. Seguir seus Instintos
  19. Ajudar outras pessoas
  20. Estar recheado de Atitude

E aí, você incluiria mais algum item nessa lista? Deixa aí nos comentários.


#1: Desejo que você realmente conquiste plenitude na sua vida e #compartilhe este artigo com todas as pessoas que você quer bem.

#2: Aproveite e assine o Inspiramentos lá no YouTube.

#SeeYa! 

Curta e Compartilhe:
Deixe seu comentário